SÉRIE LONDRES: O Big Ben tem muito a ensinar

Um dos pontos turísticos mais badalados da capital inglesa e mais conhecidos no mundo inteiro pode trazer muitas lições para você encarar os desafios da vida. 

Big Ben tem muito a ensinar



O Big Ben é o maior relógio de quatro faces do mundo e provavelmente o mais famoso. Recebe este nome por conta do sino que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de Sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. É um dos cartões postais mais ilustres do mundo e um ícone para quem está em Londres. Quando nos posicionamos frente a frente, nos sentimos pequenos diante do colossal monumento de 96 metros de altura, repleto de detalhes.

Pare e pense nos desafios da sua vida. Eles também podem parecer bem grandes, talvez 96 metros ou maiores, e repleto de detalhes, conexões que o tornam complexo. Assim como o Big Ben, que tem quatro faces, a sugestão é que você analise seus desafios sobre quatro dimensões.
  • Como você, vê, ouve e sente a situação, quais opções para solução e quais emoções estão atreladas essa posição?
  • Como outra parte, assuma aqui um outro personagem do contexto que está vivendo. Como seria se você fosse o seu chefe, ou seu funcionário? Analise sobre esta faceta, busque ver opções de solução que ele(a) teria e analise quais emoções estão envolvidas nesse papel.
  • Agora se imagine como uma terceira pessoa, fora do contexto. Assuma esse avatar, troque de papel, analise as adversidades livre de conexão emocional. Racionalize, veja o todo, você e as outras pessoas de modo desassociado. Ou seja, descontado da experiência, focalize a solução.
  • Visão de um helicóptero: como seria analisar a mesma situação, mais ainda mais distante, do alto com uma visão Macro? Quais as opções de solução nessa posição?

O exercício de quatro posições perceptuais deriva da PNL, Programação Neurolinguística, que também é muito utilizada para resolução de conflitos e em processos de Coaching. Permita-se fazer esse exercício poderoso. Assim como o Big Ben tem 4 dimensões os seus desafios também, cada faceta, cada ângulo permite a você ver a situação por um novo prisma e amplia as possibilidades de solução.

Agora quero te falar a relação entre Big Ben e a London Eye, mas fica para próximo artigo!

Texto originalmente publicado em Sociedade Pública

0 comentários:

Postar um comentário