Neuromarketing e os gatilhos da mente

Ao utilizar algumas estratégias simples de marketing você atingirá a parte mais sensível do seu possível cliente – o cérebro!
cerebro
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A mente humana é extremamente fascinante e poderosa. Neste sentido, convido você leitor a mergulhar no incrível mundo do Neuromarketing e compreender um pouco mais sobre como a neurociência e o marketing podem ser integrados e como acionar os gatilhos da mente para estimular os clientes à compra.
O ser humano tem a incrível habilidade de imaginar. Esta capacidade nos permite visualizar, ouvir e até sentir fisiologicamente aquilo que pensamos.  Faça o seguinte teste: imagine agora a sua frente uma grande lousa verde, imagine uma mão com grandes unhas se aproximando da lousa… visualize as unhas tocando e arranhando a lousa emitindo um terrível som estridente! Sentiu? Se você realmente imaginou pode ter sentido um arrepio ou algo do tipo. Isso acontece porque o cérebro não consegue diferenciar o real do imaginário.
Para evidenciar essa afirmação de que o cérebro é incapaz de distinguir o real do imaginário, apresento aqui o seguinte exemplo: no cinema quando nos emocionamos ao assistir um filme, é comum, dependendo da cena, as pessoas chorarem. A ficção, o irreal assume papel de real naquele momento e sentimos emoções. Tal abordagem pode e é muito utilizada em comerciais.
Estimulando a mente
Para uma efetiva comunicação de Marketing, podemos considerar aspectos funcionais do nosso cérebro, por exemplo, a maneira como o mesmo captura a “realidade”. O cérebro humano constrói facilmente imagens, sons e sensações. Para tanto, basta um estimulo ou conjunto de estímulos por meio dos nossos sentidos, visão, audição, e cinestesia, que compreende o paladar, tato e o gustativo. Todos nós temos um sentido dominante, visual, sinestésico ou auditivo. Para desenvolver uma boa ação de marketing devemos estimular os sentidos, para buscar a emoção.
Poderosas Estratégias Mentais – Gatilhos da Mente
Você pode ir ainda mais profundamente utilizando os gatilhos mentais, as estratégias que promovem ações.
  1. Gerar escassez: Esse gatilho aciona o sentimento de perda, de dor, estimula o pensamento “se eu não comprar vou perder”, frases do tipo: “Essa é a última peça” “Último dia da promoção” remetem a sensação de que se a pessoa não agir agora irá perder uma grande oportunidade, esta sensação pode mobilizar ação de compra.
  2. NOVIDADE: Outro gatilho poderoso é gerar o sentimento de prazer, associando o produto/serviço a inovação e modernidade; ter o carro ou aparelho de celular mais moderno gera um sentimento de recompensa e prazer.
  3. Oferecer GARANTIA: Produtos e serviços podem agregar um forte diferencial oferecendo o sentimento segurança e confiança. Por exemplo, entregamos o resultado anunciado ou seu dinheiro de volta, se a pizza não chegar em 30 minutos você não paga. Esse poderoso gatilho oferece segurança para o comprador.
  4. Prova Social: Para acionar esse gatilho, o anunciante destaca que é o produto em destaque é o preferido dos consumidores. Mostrar depoimento de clientes e evidenciar que é o líder de vendas, por exemplo, gera sentimento de lógica de compra, se todos estão comprando então, deve ser bom, ou ainda, se todos estão usando é melhor eu usar também.
  5. Autoridade: Uma das estratégias mais poderosas é ser uma autoridade no assunto, ou trazer uma para falar do seu produto ou serviço. Exemplo, o dentista mais famoso do Brasil recomendando a escova de dentes, XYZ. Imagine se o maior jogar de futebol do mundo usa e recomenda a chuteira “KIGOL” ela deve ser boa. Você também pode construir autoridade da sua marca, da sua empresa, ou pessoal.
Faça uso dos gatilhos e potencialize os seus negócios, como bônus ofereço mais um poderoso gatilho que gera o sentimento de reciprocidade. Quando uma empresa oferece algo gratuito para você por reciprocidade você começa a comprar desta empresa, ou indicá-la. Como exemplo, apresento a ação de uma rede de Hortfruti que, ao inaugurar uma nova unidade em um bairro nobre de São Paulo, ofereceu de forma gratuita um kit com duas frutas para cada residência próxima ao empreendimento, como resultado ganhou vários clientes rapidamente.
Para finalizar, caro leitor, ofereci um conhecimento poderoso e gratuito, se você gostou curta e compartilhe esse artigo
- Artigo Originalmente publicado no link: 
http://sociedadepublica.com.br/author/douglasdematteu/#sthash.y6ssb3jM.dpuf

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