O Administrador de empresas como coach, novas possibilidades para alta performance

O profissional de Administração de Empresas é devidamente qualificado para atuar em diversas dimensões das organizações, porém, talvez o mais desafiador seja transformar planejamento em resultado. Despertar a consciência dos funcionários, sensibilizá-los, instrumentalizá-los e tornar potencial em potência para alcançar os objetivos é o produto de um processo de Coaching. 

A renomada organização School of Coaching afirma que “coaching é a arte de facilitar o desempenho, aprendizado e desenvolvimento de outra pessoa”. Dessa maneira, o Coach (Profissional) não explica o que o cliente (Coachee) deverá fazer, ele o estimula por meio das perguntas e ferramentas especificas para que o Coachee encontre a resposta para os desafios. 

Um dos aspectos chaves do processo de Coaching consiste em ampliar a percepção, no sentido de desenvolver a consciência e autoresponsabilidade frente aos resultados, seja em nível pessoal, profissional e/ou organizacional. Dentre as aplicações do Coaching no contexto corporativo, destacam-se: 

Liderança Coaching: O modelo se inicia com o gerenciamento de seu “Próprio Eu”, geralmente com o apoio de um “assessment” que realiza o levantamento, através de um relatório, dos traços de personalidade, estilo de comunicação e liderança, motivadores entre outras dimensões que permitem a tomada de consciência quanto ao seus comportamentos habituais. Com o relatório em mãos é possível compreender como capturamos a realidade, reconhecer boa parte de nossos comportamentos, sentimentos e forma de pensar. O Coaching ainda atua no desenvolvimento de habilidades, comportamentos, crenças, valores e auxilia na construção da sua identidade de líder, que esteja alinhado com seu perfil e objetivo. O Líder Coach tem a consciência e as ferramentas para motivar a equipe de forma personalizada, com humanidade e orientação para os resultados. 

Coaching de Equipe: Transforma um grupo de pessoas em uma equipe, posteriormente em uma equipe de alta performance. O processo de coaching de equipe é aplicado para potencializar os resultados de uma determinada equipe frente aos objetivos organizacionais. 

Coaching de Performance: Atua na materialização do potencial, isto é, eleva os resultados nos mais altos níveis, seja em nível profissional ou pessoal. O Coaching de performance centra-se no autoconhecimento e conscientização do Coachee rumo aos objetivos, que perpassa pela reavaliação de cren- ças e de valores para ampliar o seu desempenho. 

Coaching de Carreira: Está centrado no apoio para traçar objetivos e ações para alcançar os resultados na carreira almejada. 

Coaching Organizacional: Pode se aplicar o Coaching na organização como um todo, focalizando a excelência organizacional e o desenvolvimento de toda organização. 

É relevante destacar que para atuar como um Coach Profissional é recomendado passar por um treinamento especifico, com o mínimo de 72 horas presenciais mais atividades práticas, preferencialmente consultar o know how dos treinadores e sua trajetória acadêmica e profissional.

Artigo publicado na revista  Administrador Profissional, São Paulo, p. 34 - 34, 01 jul. 2015. Você pode visualizar o artigo original clicando aqui. 

0 comentários:

Postar um comentário